Os tapetes de Arraiolos são fabricados com fibras naturais, através de um processo de tecelagem, sendo também bordados e finalizados à mão.
Estes tapetes têm algumas características particulares, quanto às franjas do tapete, que são facilmente danificadas pelo uso de aspiradores, e quanto à facilidade com que o tapete pode apodrecer, se estiver sob condições muito úmidas.
Ao mesmo tempo, os tapetes de Arraiolos são também mais caros do que outros tipos de tapetes mais modernos, uma vez que se recorre a lã de alta qualidade e que passam por um processo de fabricação artesanal.
Assim, lavar tapetes bordados à mão deve ser algo realizado sempre com um cuidado redobrado, não só devido ao alto valor monetário que investiu no seu tapete, como também porque as fibras do tapete são mais delicadas.
Para isso sugerimos lavar com água e shampoo neutro ou sabão neutro. Jamais utilize sabão em pó. Use também uma escova macia ou estas vassouras de pelo, são ótimas para esfregar, já que não danificam as fibras nem o bordado.
Faça movimentos no sentido do bordado e após esfregar, jogue bastante água até que não sobre mais nada de sabão ou shampoo no tapete.
Coloque para secar primeiramente em um varal de chão de forma que abaulado, não dobre. Dê preferência para lavar seu Tapete bordado à mão em dia de sol e calor, para que a secagem seja total das fibras e lã.
Após seco, utilize uma escova macia e penteia seu tapete no sentido das fibras, isso vai deixar ele mais bonito.
Caso não vá utilizar ele por um tempo, enrole com o bordado para dentro e guarde em uma capa específica para eles.